_blog

Como a comunicação pública é capaz de transformar cidadania

A comunicação não é apenas um recurso estratégico, mas uma necessidade coletiva. E, claro, com a comunicação pública não é e nem pode ser diferente. Além de ser um direito de todos os cidadãos, ela gera impacto informativo e espaço de engajamento com temas de interesse coletivo. Não apenas apresenta projetos e serviços, como também fortalece laços entre instituições e a população, ampliando o alcance de conteúdos que podem mudar vidas.

Para Larissa Ferrari, publicitária, formada também em Gestão Pública, e Diretora de Planejamento e Mídia da Octopus,

agência consagrada no mercado de marketing e publicidade, com forte atuação em comunicação pública também no meio digital, esse segmento é um instrumento de cidadania. “Acreditamos que comunicar é abrir portas, aproximar pessoas e fazer com que cada ação ou serviço ultrapasse fronteiras e chegue a quem realmente importa. O nosso propósito aqui na Octopus é claro: impactar positivamente a vida das pessoas por meio das nossas ideias, contribuindo, com informações úteis e valiosas, nas suas tomadas de decisões”, comenta.

Segundo a especialista, existem 4 motivos centrais que explicam a relevância da comunicação pública:

  • Acesso democrático à informação – quando a mensagem é clara e acessível, todos, independentemente da idade ou condição social, têm as mesmas oportunidades de se beneficiar de projetos e serviços.
  • Engajamento social – uma comunicação clara incentiva a participação da população em ações, eventos e programas, tornando o cidadão parte ativa das transformações ao seu redor.
  • Impacto direto na qualidade de vida – comunicar o que é de direito público é garantir que serviços e benefícios cheguem a quem realmente precisa.
  • Retorno positivo para todos – quando bem estruturada, a comunicação pública cria uma rede de fortalecimento entre poder público, empresas e cidadãos, gerando resultados expressivos em alcance, adesão e impacto social.

Um exemplo recente é o trabalho desenvolvido para a Câmara Municipal de São Paulo, cliente da Octopus, que conquistou posições de destaque entre todos os Legislativos municipais do Brasil, com números importantes de alcance e engajamento nas redes sociais. Entre janeiro e maio deste ano, o perfil da Câmara no Instagram, entre as Câmaras de todo o país, liderou em número de visualizações e comentários nas redes sociais, segundo dados da Social Media Gov. “Foi o legislativo municipal com maior envolvimento no período com conteúdos que estimulam a participação cidadã de forma acessível e direta”, pontua Larissa.

Projetos como Câmara na Rua e Câmara Aberta também ganharam visibilidade a partir da comunicação efetiva. A Câmara na Rua, por exemplo, abre espaço para os moradores locais falarem sobre as necessidades da região onde moram, alcançando liderança em visualizações e engajamento no Instagram e 2º lugar geral no Brasil. Já a Câmara Aberta, que oferece visita guiada aos fins de semana ao Palácio Anchieta (sede da Câmara Municipal de São Paulo), figurou entre os conteúdos mais acessados e comentados nas redes sociais.

“Com clientes públicos regionais, como nosso caso da Câmara Municipal de São Paulo e com clientes públicos nacionais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nosso foco é sempre o mesmo: transformar cada oportunidade de comunicação em um convite ao pertencimento, à responsabilidade e ao respeito mútuo entre os brasileiros.”, finaliza Larissa.

_outros artigos