cenário
cenário
Brasil, 2022. A polarização e a disseminação de fake news transformaram o que poderia ser um ano eleitoral comum em um momento crucial para a democracia brasileira. Nesse contexto, a comunicação – que sempre teve um papel importante para o Tribunal Superior Eleitoral – também ganhou uma dimensão e uma relevância sem precedentes. Assim, às mensagens que regularmente são veiculadas em anos de eleições (sempre de caráter educativo e mobilizador), somou-se a necessidade de uma comunicação subjacente, valorizando princípios democráticos basilares, como a igualdade, a tolerância, a liberdade e o respeito à diversidade.
campanhas
campanhas
A Octopus começou a atender o TSE em 2022, ficando responsável por planejar, criar e levar a público todas as campanhas do cliente durante o período eleitoral. Isso incluiu temas como a participação feminina, o voto dos idosos, a acessibilidade nas seções eleitorais, o engajamento dos mesários, o voto em trânsito e as novas urnas eletrônicas.
Para cada um desses temas, a agência desenvolveu uma campanha específica, trazendo para a comunicação um caráter contemporâneo, relevante e capaz de se conectar com toda a diversidade da população brasileira. Sempre buscando construir um sentido de pertencimento, de responsabilidade e de respeito mútuo entre os brasileiros.
conclusão
conclusão
Os resultados do trabalho realizado em 2022 para a Justiça Eleitoral podem ser medidos e percebidos e medidos de diversas maneiras. Há um aspecto quantitativo, verificável, por exemplo, no sensível aumento do comparecimento de idosos às urnas, ou nas solicitações de voto em trânsito, que cresceram em quase 300% naquelas eleições.
Mas há ainda um aspecto menos tangível, e não menos importante, que se dá na construção da imagem institucional do Tribunal Superior Eleitoral. A comunicação contribuiu, de forma bastante evidente, para que o TSE fosse ainda mais percebido como um guardião da democracia brasileira, cujo valor jamais poderá ser subestimado.
VOTO EM TRÂNSITO